sexta-feira, 26 de outubro de 2007

High Definition vs Standard Definition

O SD (definição padrão) refere-se ao legado dos velhos sistemas de visionamento, armazenamento e transmissão denominados de NTSC, PAL e SECAM quando a televisão a cores foi introduzida nos anos 50. Com a introdução do DV (Vídeo Digital), estes sistemas passaram a ter uma grelha de pixeis[1] (elementos da imagem (X)) que digita o conteúdo vídeo. Embora digital, o sistema está muito limitado por imposição das normas vigentes, pelas taxas de renovação da imagem, pelo “frame rate” NTSC e PAL (29.97 fps e 25fps respectivamente), pela largura de banda (quantidade de informação por unidade de tempo) de 4-6MHz e número de linhas de varrimento (525 e 625 respectivamente).
Devido a limitações técnicas dos anos 50 e 60, nem todas estas linhas de varrimento transportam na realidade informação visual, e recorre-se a um truque chamado "entrelaçamento" que permitia um maior detalhe visual nesta limitada gama de frequências. O Vídeo entrelaçado significa que em vez de utilizar uma moldura completa de informação visual (apresentando imagens fixas em sucessão rápida para dar ilusão de movimento) temos a apresentação de duas fatias de tempo (dois campos). O primeiro varrimento dá-nos as linhas ímpares da imagem e o segundo completa a mesma imagem com as linhas pares, ligeiramente desfasada no tempo, mas devido à velocidade de sucessão o olho humano quase não se apercebe.

O DV NTSC tem uma grelha de 720x480 pixeis com 29.97 imagens por segundo enquanto o DV PAL tem 720x576 pixeis em 25fps. Estas são entrelaçadas assim, na realidade existem acerca 60 meias imagens por segundo para NTSC e 50 para PAL. Comummente designa-se o DV NTSC como 480i ou, 480/60i que disponibiliza 480 pixeis verticalmente (480 linhas de varrimento que na realidade transportam informação visual total de 525 linhas) entrelaçadas em 60 meios-campos (60 metades de imagem por segundo). Designa-se o DV PAL como 576i ou, 576/50i que tem 576 linhas verticais com informação visual de 625 linhas entrelaçadas em 50 meios-campos. Estas especificações digitais são utilizadas em “camcorders” que gravem MiniDV, Digital8 e DVD, e em leitores-gravadores de DVD. Todos os sistemas acima referidos tem uma relação de 4:3 (até há pouco tempo o único formato televisivo). Os formatos panorâmicos estão a ganhar terreno e apresentam-se maioritariamente com uma relação de 16:9.

O ecrã panorâmico ou, “widescreen” SD DV é a implementação do 16.9 em vídeo. Na realidade trata-se de um truque e não de um aumento efectivo de pixeis. A quantidade de pixeis é a mesma (varia de norma para norma) sendo cada pixel mais largo, isto é, não são quadrados mas rectangulares, dando assim um quadro mais largo que o anterior sistema.

O HD (“High Defenition”/Alta Definição) é o aperfeiçoamento dos antigos sistemas. Não existe só um, mas vários formatos HD. Actualmente temos dois formatos mais comuns o 1080i (1920x1080 ou 1440x1080 entrelaçados) e o 720p (1260x720 progressivo). Ambos são superiores ao SD ao nível das cores e resoluções (brilho e contraste). Tendencialmente, com a evolução tecnológica chegará ao mercado de consumo o 1080p, ou seja o “Full HD” com 1920x1080 pixeis em formato progressivo (um verdadeiro quadro e não dois meios quadros). Os formatos progressivos são melhores na maioria das situações, e principalmente, em imagens de movimentos rápidos, em câmaras-lentas, em captura de imagens fixas a partir do vídeo.

Em HD as frequências de varrimento são variáveis. Para o 720p (varrimento progressivo) começam no 24p (muito parecido com a cadência cinematográfica), 25p, 30p, 50p e 60p. Para o sistema entrelaçado, o 1080i, as taxas de renovação são 25i, 30i, 50i e 60i. Tanto o 720p como o 1080i são melhores que os anteriores sistemas.

O sistema HDV (High Definition Vídeo/Vídeo de Alta Definição) utiliza os suportes de gravação MiniDV e MiniDVCAM para gravar HD com uma taxa de gravação de 25Mbps com compressão MPEG-2. Muitos fabricantes adoptaram o HDV em substituição do mais limitado SD DV, tornando-o assim acessível ao consumidor comum.

Tradução livre de: http://www.sonyhdvinfo.com/article.php?filename=High-Definition-vs-Standard-Definition , em 5.4.2007.


[1] Pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento da imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixeis formam a imagem inteira.
Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é possível exibir em torno de 16 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307 mil pixeis, a 800 x 600 temos 480 mil, a 1024 x 768 temos 786 mil e assim por diante.
Resumindo: O Pixel é a menor unidade de uma Imagem, e quanto maior for o número de pixeis, melhor a resolução que a imagem terá, em caso de Imagens de Satélites, temos na maioria das vezes imagens não coloridas, elas são colhidas e mostradas em tons de cinza, a quantidade desses tons de cinza de cada imagem é denominada de BITS, sempre demonstrados em potência de 2, ou seja, uma imagem com oito bits, por exemplo, refere-se a 2 na potência 8, ou seja, 256 tons de cinza, e estes tons de cinza variam entre o branco e o preto.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel

Um comentário:

Unknown disse...

Nós comprámos lá para casa o LCD Samsung LE40F86BD - Samsung LE40F86BD
E posso dizer que não estou nada arrependido! Tem Full HD 1080p (o que deixou os miúdos malucos para os jogos deles), tem imensas ligações e é fácil de montar e usar. Pessoalmente, estou muito satisfeito - dá para tudo o que preciso e mais.

Sergio

 
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