Fig. 1: Formatos progressivos e entrelaçados
Ambos têm o formato panorâmico 16:9.
O formato 720p refere-se a uma grelha de compressão de 1280x720 pixeis, com um quadro completo em cada imagem “formato progressivo”. Não tem entrelaçamento ou meias-imagens. A frequência de varrimento pode variar, sendo as mais comuns, 24ips, 25ips e 50 ips. As 24ips são as que mais se assemelham com a cadência cinematográfica. Por ser progressivo, é possível retirar uma imagem com qualidade considerável a partir de uma gravação vídeo, bem como fazer pausas ou congelamento de imagens sem cintilação.
Ao falar em 1080i referimo-nos a imagens compostas por 1920x1080 pixeis com 50 quadros entrelaçados por segundo. Isto significa verdadeiramente 25 imagens completas de 1920x1080 pixeis por segundo constituídas, cada uma, por duas meias-imagens. Cada quadro é constituído por metade das linhas de resolução de um quadro completo, divididas entre as linhas pares e linhas ímpares. Embora cada duas meias-imagens sejam vistas pelo olho humano como uma só imagem, diferem temporalmente 1/50 de segundo.
Qual é o melhor? À primeira vista, o 1080i tem uma maior resolução e deverá permitir um melhor detalhe. O “truque” do entrelaçamento tem sido utilizado com sucesso desde o aparecimento dos sistemas SD (definição padrão) PAL e NTSC nos anos 50. Hoje, a largura de banda não é tão limitada podendo transportar mais informação vídeo, que resulta em mais detalhe e resolução.
No entanto, devido ao entrelaçamento de duas meias-imagens, espaçadas no tempo 1/50 segundos, os objectos gravados com movimentos rápidos parecem desfocados ou com fantasma quando se faz uma pausa ou se retira uma imagem a partir do vídeo. Devido à alta resolução, as imagens tem grande detalhe e suavidade, quando visionadas normalmente.
Para retirar uma imagem estática é melhor o sistema progressivo.
A conversão entre o 1080i e o 720p é possível, mas não é perfeita, particularmente quando temos imagens com movimentos rápidos. Uma vez que a resolução 1080i é maior, ou perdemos informação vídeo, ou temos de interpolar para criar informação vídeo que não existe, perdendo detalhe.
Por estas razões, as estações televisivas tenderão a utilizar diferentes formatos HDTV. Estações temáticas de cariz desportivo devem preferir o 720p (1280x720/50p), enquanto estações que utilizem conteúdos de cinema devem ir para o 1080i (1920x1080/50i), enquanto não estiver disponível o 1080p (1920x1080/50p). Fig. 2: Imagem SDTV e HDTV
Outras limitações a ter em conta, são os dispositivos de visionamento HD (alta-definição). Por exemplo, um monitor nativo WXGA 1280x768, não exibe a verdadeira resolução do 1080i, antes faz uma conversão que reduz de 1920x1080 para 1280x768.
É importante lembrar que muitas vezes julgamos os resultados baseados no que vemos de acordo com a tecnologia de visionamento disponível. Uma gravação efectuada em 1080i não é vista em toda a sua qualidade em todos os dispositivos HDTV, mas a qualidade está lá e sempre dá melhores resultados que a tecnologia padrão actual, bem como o registo pode vir a ser utilizado mais tarde em tecnologia HD compatível.
Resumindo, a gravação a 720p (1280x720) tem o seu auge na gravação de actividades desportivas onde existam muitas imagens de alta velocidade, quando é necessário pausar e examinar imagem a imagem, extrair imagens fixas a partir do vídeo, ou fazer câmaras-lentas, por exemplo. Tanto mais se estiver disponível a 50p, nem tanto a 25p. Como vantagem adicional, os formatos “p”, progressivos, podem com facilidade ser transferidos para 24ips.
A maior resolução HD actual, 1080i, com 1920x1080, é a preferencial para “vistas” (paisagem ou imagens estáticas) e gravação de imagens em movimento em que a câmara-lenta ou o visionamento de imagem por imagem não são prioridade. Em geral, para as situações mais comuns o 1080i parece a melhor solução. Transferir uma película cinematográfica para 1080i é simples, mas o inverso é mais complicado.
Independentemente do formato HD utilizado, a qualidade final é sempre superior aos formatos SD.
Baseado em: http://www.sonyhdvinfo.com/article.php?filename=1080i-vs.-720p, por: Kerr Cook, em: 12.Out.07.
Ambos têm o formato panorâmico 16:9.
O formato 720p refere-se a uma grelha de compressão de 1280x720 pixeis, com um quadro completo em cada imagem “formato progressivo”. Não tem entrelaçamento ou meias-imagens. A frequência de varrimento pode variar, sendo as mais comuns, 24ips, 25ips e 50 ips. As 24ips são as que mais se assemelham com a cadência cinematográfica. Por ser progressivo, é possível retirar uma imagem com qualidade considerável a partir de uma gravação vídeo, bem como fazer pausas ou congelamento de imagens sem cintilação.
Ao falar em 1080i referimo-nos a imagens compostas por 1920x1080 pixeis com 50 quadros entrelaçados por segundo. Isto significa verdadeiramente 25 imagens completas de 1920x1080 pixeis por segundo constituídas, cada uma, por duas meias-imagens. Cada quadro é constituído por metade das linhas de resolução de um quadro completo, divididas entre as linhas pares e linhas ímpares. Embora cada duas meias-imagens sejam vistas pelo olho humano como uma só imagem, diferem temporalmente 1/50 de segundo.
Qual é o melhor? À primeira vista, o 1080i tem uma maior resolução e deverá permitir um melhor detalhe. O “truque” do entrelaçamento tem sido utilizado com sucesso desde o aparecimento dos sistemas SD (definição padrão) PAL e NTSC nos anos 50. Hoje, a largura de banda não é tão limitada podendo transportar mais informação vídeo, que resulta em mais detalhe e resolução.
No entanto, devido ao entrelaçamento de duas meias-imagens, espaçadas no tempo 1/50 segundos, os objectos gravados com movimentos rápidos parecem desfocados ou com fantasma quando se faz uma pausa ou se retira uma imagem a partir do vídeo. Devido à alta resolução, as imagens tem grande detalhe e suavidade, quando visionadas normalmente.
Para retirar uma imagem estática é melhor o sistema progressivo.
A conversão entre o 1080i e o 720p é possível, mas não é perfeita, particularmente quando temos imagens com movimentos rápidos. Uma vez que a resolução 1080i é maior, ou perdemos informação vídeo, ou temos de interpolar para criar informação vídeo que não existe, perdendo detalhe.
Por estas razões, as estações televisivas tenderão a utilizar diferentes formatos HDTV. Estações temáticas de cariz desportivo devem preferir o 720p (1280x720/50p), enquanto estações que utilizem conteúdos de cinema devem ir para o 1080i (1920x1080/50i), enquanto não estiver disponível o 1080p (1920x1080/50p). Fig. 2: Imagem SDTV e HDTV
Outras limitações a ter em conta, são os dispositivos de visionamento HD (alta-definição). Por exemplo, um monitor nativo WXGA 1280x768, não exibe a verdadeira resolução do 1080i, antes faz uma conversão que reduz de 1920x1080 para 1280x768.
É importante lembrar que muitas vezes julgamos os resultados baseados no que vemos de acordo com a tecnologia de visionamento disponível. Uma gravação efectuada em 1080i não é vista em toda a sua qualidade em todos os dispositivos HDTV, mas a qualidade está lá e sempre dá melhores resultados que a tecnologia padrão actual, bem como o registo pode vir a ser utilizado mais tarde em tecnologia HD compatível.
Resumindo, a gravação a 720p (1280x720) tem o seu auge na gravação de actividades desportivas onde existam muitas imagens de alta velocidade, quando é necessário pausar e examinar imagem a imagem, extrair imagens fixas a partir do vídeo, ou fazer câmaras-lentas, por exemplo. Tanto mais se estiver disponível a 50p, nem tanto a 25p. Como vantagem adicional, os formatos “p”, progressivos, podem com facilidade ser transferidos para 24ips.
A maior resolução HD actual, 1080i, com 1920x1080, é a preferencial para “vistas” (paisagem ou imagens estáticas) e gravação de imagens em movimento em que a câmara-lenta ou o visionamento de imagem por imagem não são prioridade. Em geral, para as situações mais comuns o 1080i parece a melhor solução. Transferir uma película cinematográfica para 1080i é simples, mas o inverso é mais complicado.
Independentemente do formato HD utilizado, a qualidade final é sempre superior aos formatos SD.
Baseado em: http://www.sonyhdvinfo.com/article.php?filename=1080i-vs.-720p, por: Kerr Cook, em: 12.Out.07.
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